Voltar para Publicações
Novembro, 2016

A Labfit foi da bancada até à fase de ensaios clínicos com a ajuda da Blueclinical.

A Blueclinical ajudou mais uma start-up no seu percurso “from bench to bedside”. A Labfit desenvolveu um dispositivo médico para a dermatose vulvar crónica não hipertrófica e está neste momento a decorrer o estudo clínico em doentes.

O estudo clínico LF-01-01 é resultado de mais uma colaboração da Blueclinical com uma start-up Portuguesa: Labfit - Health Products Research and Development, Lda (Labfit). A Labfit é uma spin-off da Universidade da Beira Interior e desenvolveu um dispositivo médico para o alívio dos sintomas da dermatose vulvar crónica não hipertrófica.

Atualmente, há ainda um conjunto de doenças crónicas da vulva sem causa conhecida e cujo tratamento é insatisfatório, recorrendo-se frequentemente a fármacos que diminuem a resposta imunitária, os corticóides. O LabiaStick é um produto de base natural, contendo ceras naturais de abelhas, óleo essencial de Helichrysum italicum e algumas (poucas) substâncias estabilizadoras, e foi desenvolvido de forma a permitir uma aplicação suave e cómoda na vulva, de forma similar aos lápis de uso labial, conhecidos “batôns”.

A Blueclinical tem apoiado a Labfit neste projeto desde 2013, estando envolvida em diversas fases do processo, desde o apoio ao pedido de financiamento à conceção e implementação do estudo clínico. Particularmente, a Blueclinical tem prestado apoio ao nível das seguintes atividades: aconselhamento regulamentar, medical writing, estatística, gestão de projeto, gestão de dados, seleção e abertura dos centros de ensaio, condução do estudo e monitorização.

O LF-01-01 trata-se de um estudo clínico com intervenção de dispositivo médico, atualmente implementado em 3 centros de ensaio nacionais: Centro Hospitalar da Cova da Beira E.P.E; Centro Hospitalar de São João E.P.E; Apomédica – Serviços médicos Lda, estando prevista a abertura de mais 3 centros nacionais, brevemente.

Para mais informação acerca do LF-01-01 por favor clique aqui.

Outra publicação


BlueClinical reconhecida pela Agência Nacional de Inovação (ANI)

A BlueClinical foi reconhecida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) como entidade idónea para a prática de atividades de I&D no domínio técnico-científico da medicina translacional

A BlueClinical é um membro fundador da nova CRO pan-europeia Astrum.

A BlueClinical é um membro fundador da nova CRO pan-europeia Astrum.  Para mais informações acerca do novo leque de serviços disponíveis consulte o website da nova Empresa em www.astrumcro.com.