Voltar para Publicações
Setembro, 2016

A Blueclinical é responsável pelo plano regulamentar e pelos ensaios clínicos num consórcio que recebeu €5M da CE.

A Blueclincial faz parte de um consórcio H2020 que está a trabalhar numa abordagem inovadora para o tratamento da Artrite Reumatoide. Prevê-se que os ensaios clínicos de fase I tenham início em 2018.

O projeto FOLSMART, sucessor directo do projeto NANOFOL financiado pela União Europeia, visa a melhoria do tratamento da artrite reumatóide com base em nanodispositivos dirigidos aos recetores de folato de macrófagos activados. O principal objetivo do projecto FOLSMART é a translação desta terapia inovadora desde o laboratório até ensaios clínicos de entrada-no-Homem (fase I).

O consórcio FOLSMART é constituído pelos seguintes parceiros Europeus: Blueclinical (Portugal), IBMC (Portugal), INSERM (França), Medizinische Universität Wien (Austria), Synovo GmbH (Alemanha), TecMinho (Portugal) e Universität für Bodenkultur (Austria).

O projecto FOLSMART teve início em janeiro de 2016 e irá decorrer até final de 2019. É financiado pela Comissão Europeia, que atribuiu cerca de €5 milhões para o desenvolvimento desta potencial nova opção terapêutica para a artrite reumatóide até à fase de ensaios clínicos.

A Blueclinical será responsável pelo plano regulamentar, a condução dos ensaios de fase I e pela preparação de todos os documentos relacionados. Prevê-se que os ensaios clínicos de fase I tenham início em 2018.

O coordenador do projeto, Professor Artur Cavaco-Paulo (TecMinho), acredita que “Não só os pacientes vão beneficiar de melhores resultados clínicos como também a eficiência dos sistemas de saúde será melhorada, pois permitirá evitar o recurso precoce a terapia biológica.”

FOLSMART tem ainda o objetivo de estabelecer uma spin-off, a Folmatech, que produzirá e distribuirá o novo medicamento.

Outra publicação


BlueClinical reconhecida pela Agência Nacional de Inovação (ANI)

A BlueClinical foi reconhecida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) como entidade idónea para a prática de atividades de I&D no domínio técnico-científico da medicina translacional

A BlueClinical é um membro fundador da nova CRO pan-europeia Astrum.

A BlueClinical é um membro fundador da nova CRO pan-europeia Astrum.  Para mais informações acerca do novo leque de serviços disponíveis consulte o website da nova Empresa em www.astrumcro.com.